Coordenação

             
Fabiana Higa Issa



        Sou Fabiana, filha de Kayoko. Mãe da Luana e Nina, ambas nascidas em partos naturais domiciliares.
        Vi minha vida se transformar em um piscar de olhos desde a primeira gestação. A vida que antes parecia bem harmoniosa e " sob controle", foi tomada por um furacão, que balançou conceitos, reorganizou prioridades e valores. 
        Diariamente a maternidade me traz novos olhares sobre mim mesma e as diferentes maneiras de "maternar", nutrir e deixar-se nutrir nesta experiencia intensa que inicia com as novas relações mãe-filho, mãe-eu mesma-mulher, mãe-pai dos meus filhos, mulher-marido.
        Quando me dei conta, estava imersa, atuando profissionalmente, pelo resgate da naturalidade ao parir e maternar. Pela maternidade consciente com leveza e autodescobertas.
         Este é um bonito caminho, de prazer e alegria!
         Vem!


Histórico

        Com o nascimento do Bem Gestar, espaço para a Maternidade Consciente e Nascimento Natural ( em 2011), comecei a atender como doula, em partos hospitalares e domiciliares; e como educadora perinatal, realizando encontros quinzenais para preparação para o parto.          
          Trabalhei como doula voluntária na rede pública, na Maternidade de Alto Risco Nossa Senhora de Lourdes (Sergipe). Foi com esta vivência, que quando me mudei o estado de São Paulo, pude iniciar um Programa de Implementação de Práticas de Humanização através do Apoio Contínuo Intraparto na Santa Casa Votuporanga. 
       A partir dos bons resultados obtidos pela instituição de saúde e satisfação relatada pelas mulheres, no ano de 2014, em parceria com a Matrisuca-ReHuna, formamos 24 novas doulas na cidade e região.
        No ano de 2015, mais doulas e educadoras perinatais se formaram através do Bem Gestar e hoje são atuantes no hospital e Unidades Básicas de Saúde do município.
          Paralelamente ao trabalho como doula e educadora,  no ano de 2012 iniciei os aprendizados na Parteria Tradicional, em Florianópolis com Naoli Vinaver. Conheci parteiras do mundo todo ( Rússia, Israel, México, França,etc). Em 2014, tive a honra de iniciar como Aprendiz de Parteira na ESCTA ( Escola de Saberes, Cultura e Tradição Ancestral), através do CAIS do Parto em Olinda-PE.


Serviços Oferecidos

      
          Hoje, na cidade de Bragança Paulista, ofereço os serviços relacionados ao Parto Natural. Organizo grupos de gestantes, com palestras, cursos, oficinas e rodas de conversas. Atendimentos individuais e em grupos.
     Também  acompanho gestantes e casais na preparação física e emocional para o parto, como doula e educadora perinatal.
        Auxílio na amamentação, grupos de pós-parto e atividades mamãe bebê, como Yoga Baby, Wrap Dance e Shantala.


O Feminino

        As rodas de conversas sempre trazem questões relacionadas ao nascimento natural, ao resgate de saberes ancestrais e tradicionais. As discussões sobre o empoderamento da mulher, que em sua maior essência é o resgate dos valores do feminino, buscam trazer para o foco, o direito de escolhas da mulher e da família.
      


A consciência 

      A preparação para o nascimento não tem como objetivo um desfecho num parto normal sem intervenções. 
      A real preparação trata do nascimento com consciência, pois todo parto pode ser revelador e transformador. Pode ser um momento de cura e renascimento, independente de como se inicia e como termina. Cada história é especial e única em sua própria maneira. Esta é a beleza de cada mulher e cada bebê que chega a este mundo. Renovam-se todas as esperanças, tudo se ilumina em volta! 
       É nascer e renascer sempre! Mergulhar em si mesma e descobrir tesouros: a força, a coragem, a entrega e a luz!



Um comentário: