quinta-feira, 14 de março de 2013

Há um ano, chegou Inahú!

Por que levei um ano para relatar o nascimento de Inahú?
Ainda não tenho resposta certa. Desconfio que pela intensidade dos fatos. Pela noticia da minha mudança de Sergipe na mesma semana....e só de lembrar desta família, a saudade aperta....

Enfim, hoje, um ano depois, estou em TP do relato do nascimento da pequena grande Inahú.

Márcia e Thiago chegaram ao grupo Bem Gestar no ultimo trimestre de gestação. Vinham de longe, pegando um onibus na cidade vizinha: São Cristóvão. Casal informado, consciente. Tudo planejado para um tranquilo parto domiciliar.

Eis que na reta final, Márcia recebe a noticia de que sua parteira não mais viria de São Paulo. Desabou, chorou. Viu seus planos escorrendo pelas mãos. Passado este momento das lágrimas que são legítimas de quem está gestando e precisa liberar espaço emocional, enxugou seu rosto e retomou em SUAS mãos os planos e disse em alto e bom som: vou parir minha filha em casa, sim!
Resgatou a antiga tradição da família : mãe e tias parteiras.

Neste momento um novo cenário se fez. Muitos questionaram, inclusive eu.
No entanto, família, amigos e a doula aqui mostraram total apoio as decisões, pois Márcia inspirava e expirava confiança. Estava segura de si. Estava tão calma e tranqüila que impregnava todos a sua volta com tamanha determinação, força empoderamento.

Mas vale citar que em nenhum momento houve rigidez em seus planos. Ela mesma disse que a qualquer sinal de necessidade, estava disposta a ir para o local de emergência da cidade.

Numa terca feira, o bebê- sexo- surpresa começou a dar sinais de que chegaria em breve.
Tudo preparado.....piscina sendo enchida pelos homens: Thiago e o padrinho Sérgio.

A amiga fotógrafa Cris e a doula a postos. Márcia comendo frutas dadas na boca pela sua mãe -parteira, Dona Nina.

Respirações ficando mais intensas, contrações eficazes, posições diferentes, seu corpo era seu guia. Recorria aos cuidados e segurança de D. Nina. Rebolou na bola, foi para água, recebeu massagens, sempre apoiada e acolhida com carinho pelo companheiro Thiago. Ao avançar da madrugada, contrações mais fortes chegaram. Era a transição.
O mergulho em si foi nítido. Márcia naquele momento era instinto, fêmea, poder, natureza. Se colocou na posição que seu corpo pediu. Dona Nina já sabia.....em uma contração expulsiva vimos coroar a bebê! Mais alguns puxos , perineo sendo protegido, e estamos diante do momento em que o mundo pára para uma criança nascer. Nada mais existe frente ao milagre mais lindo que é a vida. O nascimento.
"É uma menina!", anuncia emocionada D. Nina.
Chegava Inahú, cordão umbilical laçado debaixo do bracinho. Uma manobra e a bebê vai para o colo da mãe. Menina forte, vigorosa, logo ficou corada, sentindo- se acolhida, amada e querida neste momento tão especial de reconhecimento.
Mãe e filha trocam olhares, reconhecem- se em seus cheiros e corpos pele a pele.
Laços invisíveis e eternos sao criados neste momento. Sensações que permanecerão sempre nas memórias de quem estava ali presente.

Foi assim que Márcia trouxe Inahú ao mundo. Foi a protagonista de sua história de parto. Aquela que se empoderou, bancou emocionalmente e estrelou no seu dia P. A equipe foi coadjuvante. Os braços e olhar de Thiago foram essenciais. A luz de Sergio acalmou e fortaleceu. D. Nina , a mãe e parteira era o porto seguro, como um colo! Cris, presença amiga de apoio e confiança.
Todos em harmonia plena para um nascimento digno, respeitoso, "humano". Assim como deveriam ser todos os nascimentos.

Devo dizer também que este dia foi um divisor de águas para mim. Inahu me trouxe uma semente para que eu desse um mergulho mais profundo na humanização. Estas três mulheres poderosas, D. Nina, Márcia e Inahú foram inspiração para que eu desse uma passo adiante no propósito do Bem Gestar.
E hoje, exatamente um ano depois, coincidentemente ou não, no dia 14 de Marco, freqüentarei minha primeira aula no curso de Obstetrícia da USP.

Feliz aniversario, minha riqueza.
Que sejas feliz e que continues saudável e esperta!
Márcia, sei que um dia compartilharemos momentos juntas.
Mesmo longe fisicamente, estamos unidas.
Gratidão e honra imensa e eterna.

Fabiana Higa
14 março 2013











Um comentário:

  1. ahhhhhhh amei amei acho q nem eu poderia falar melhor! Vc é fundamental na minha vida! nas nossas vidas...saudades imensas. Estaremos sempre unidas por Inahú amamos vc

    ResponderExcluir